• menos rotinas. mais roteiros! • Parte I

O bom de poderes escolher amigos é que no final de contas acabam todos por ter a mesma dose de loucura e alinharem nas ideias malucas uns dos outros.

No verão de 2016 fomos, literalmente, por aí... Tínhamos alguns sítios onde queríamos passar e rezávamos para a Vanessa não avariar.

A Vanessa foi a nossa companheira de aventura. Já nem me recordo muito bem de onde surgiu o nome "Vanessa" tal foi o roliço que esta carrinha trouxe às nossas vidas.

Os meus companheiros de viagem fizeram um ótimo trabalho a prepara-la para as nossas férias. É que até tapete de relva nós levávamos debaixo dos pés, e alguma fita americana num rasgo de ferrugem que também quis ir passear connosco.

A primeira paragem oficial foi em Peniche e dormimos por lá, num hotel de 5*, com tudo incluído.

Se é que me entendem...

A experiência tornava-se cada vez mais entusiasmante e na manhã seguinte seguimos rumo a Setúbal. Chegamos já a horas tardias ao campismo dos Picheleiros, com algumas peripécias pelo meio.(http://camping-picheleiros.negocio.site) Situa-se em plena encosta da Serra da Arrábida e é um campismo simpático, com boas condições e instalações para grupos.

Como não podia deixar de ser, no dia seguinte fomos aproveitar o belo Portinho.

Eu já me tinha rendido ao Portinho da Arrábida no verão anterior. É uma praia cheia de beleza, uma água azulinha de cortar a respiração e o painel da serra por trás torna tudo ainda mais incrível.

No final do dia, todos a bordo da infalível Vanessa, subimos a Serra da Arrábida e seguimos para Sines.

Mais uma vez, demos entrada no campismo de São Torpes já passava da hora de jantar.  (http://www.campigir.com/pt/pagina/3/quem-somos-s-torpes/).

Ainda tentamos ir ao café do campismo... Mas não é que estávamos mesmo de férias?! Nenhum de nós reparou na hora que era. Fizemos um serão de poker e caipirinhas e fomos dormir.

A praia que visitamos no dia seguinte tem um aspeto muito positivo para quem, como eu, congela dos pés à pontinha do cabelo com a temperatura da água. A água do mar entra no circuito de refrigeração das torres de uma empresa que se situa mesmo ao lado da praia. A água regressa bem mais quentinha!! Já pude banhar-me e não só sacudir água para o corpo como fazem as velhotas.

Ficamos dois dias por Sines. O campismo é top e os preços bastante acessíveis. Rumo ao próximo destino descobrimos a Samoqueira.

De todas as que já vi, esta ocupa o primeiro lugar. Cheia de grutas, rochas enormes e uma água límpida como nunca tinha visto. O plano era seguir viagem mas tivemos que permanecer por lá um bocado. Ai como é bela!

Almoçamos por Porto Côvo, vimos o pessegueiro e como havia festa em Vila Nova de Milfontes montamos tendas num parque de estacionamento e dormimos ao som do carrinho de choque. No dia seguinte trabalhamos arduamente para o bronzeado na praia das Furnas e fomos dormir à Zambujeira.

Paramos a Vanessa numa arriba e repousamos com esta vista! Oh que tempos bons foram estes dias. Não há melhor sensação que ver o sol cair assim no mar e acordar na manhã seguinte com a sensação de estar no topo do mundo.

A Zambujeira tem uma praia lindíssima (sim, só falo em praias) e passamos o dia, mais uma vez, a aproveitar o belo do sol e a caminhar nas rochas que tantas são naquela praia.

E depois ... Continuo a escrever no próximo post que este já vai longo e a ponta dos dedos já se encontra um tanto ou quanto adormecida. Vemo-nos em Odeceixe 🚐🙋